Quanto Cobrar Pelas Suas Tatuagens

COMO PRECIFICAR AS SUAS TATUAGENS DE UMA FORMA ÍNTEGRA E LUCRATIVA: O GUIA DEFINITIVO PARA TATUADORES

Olá, tudo bem? Eu sou o Alex e gostaria de fazer algumas perguntas a você:

  • 1. Você já teve alguma dúvida de quanto cobrar por uma tatuagem?
  • 2. Já teve aquela sensação ruim de que uma tatuagem estava dando muito mais trabalho do que você imaginou quando fez o orçamento?
  • 3. Alguma vez já cobrou um valor acima do que está acostumado e sentiu que acabou perdendo cliente por conta disso?

Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, então talvez esse artigo seja MUITO útil para você!

[LISTA VIP] Gostaria de ficar sabendo com prioridade sobre Treinamentos e Workshops do Projeto Tatuador de Sucesso?

Se você, como todo tatuador de sucesso, deseja aprimorar constantemente suas habilidades, coloque seu nome e email abaixo para ficar sabendo sobre novos Treinamentos e Workshops>

Tratar o trabalho de ser tatuador como uma arte sublime e estar sempre aprimorando as técnicas necessárias para fazer um bom trabalho é sempre essencial, isso nunca podemos questionar.

Aviso: se você não toma isso como LEI, esse artigo não será de grande valia para você.

  • Bônus: no final desse pequeno guia disponibilizaremos uma ferramenta surpresa para você, desenvolvida especialmente para eliminar absolutamente todo e qual problema com orçamentos que você possa vir a ter novamente, mas leia o guia antes! Você não irá se arrepender 😉

Afinal, como precificar?

Resultado de imagem para being paid

Como tatuador, um dos maiores desafios que tive em minha carreira foi aprender a como precificar corretamente o meu trabalho.

Durante esse tempo, em diversas ocasiões, gastei muito mais materiais de estúdio e tempo que o previsto inicialmente e, durante o procedimento percebi que tinha cobrado um valor que nem de longe estava compensando o meu trabalho.  

Porém, em outros momentos, pelo fato de “comparar” meu trabalho com o de tatuadores muito mais experientes, já aconteceu de eu fazer um orçamento mais alto do que deveria e acabei afastando clientes.

A real é que quando comecei a tatuar, não fazia a mínima ideia de como e quanto cobrar pelo meu trabalho, e foram pelo menos 2 longos anos nesse período de conflitos de precificação.

Saber o que realmente “cria” o preço “pagável” na cabeça das pessoas, quais eram exatamente as variáveis levar em consideração e como relacioná-las foi um processo longo e doloroso, que levei muitos anos para aprimorar. Nunca tive um mentor para me assessorar nessa área, então precisei aprender “na raça” pelo famoso “método da tentativa e erro” até acertar pela primeira vez.

Depois de desenvolver um método bastante preciso de precificação para tatuagem, decidi compartilhar a mecânica que hoje me dá clareza e precisão total nos meus orçamentos.

Se você também passou, ou ainda passa por essa dificuldade este guia deve ajudá-lo a determinar o quanto você deve cobrar para que você obtenha um preço correto e passe ao seu cliente um orçamento claro e consistente.

Tempo e Energia

Resultado de imagem para clock wallpaper

E por incrível que pareça, as duas coisas que mais interferem no preço de uma tatuagem, (anota aí) os dois principais modificadores de preço são: TEMPO e ENERGIA.

O tempo de realização de um trabalho é um fator importante, pois tempo é um recurso escasso que precisa ser muito bem gerenciado, afinal, não há como recuperar uma hora perdida.

Já a energia, é o quanto de trabalho e dedicação você direciona para um objetivo específico.

Energia é finita, acaba e precisa ser reposta. Em seres humanos isso acontece através da alimentação e descanso. O que acaba por se valer de outros recursos como tempo e dinheiro.

Quando se entende que há uma quantidade limitada de tempo e energia para desfrutar, fica mais fácil precificar seu trabalho, pois dessa forma, tempo e energia são tratados em termos quantitativos e podem ser trocados por dinheiro ou outro serviço de seu interesse em igual valor.

Pense nas atividades que você mais gosta de fazer, jogando videogame, desenhando, fazendo pinturas, no tempo que você poderia estar passando com sua família, ou até mesmo descansando.

Cada hora que você passa prestando um serviço, é uma hora a menos que você está fazendo algo que realmente queira fazer.

Então cada momento de trabalho precisa ser muito bem valorizado.

Como o próprio Pitágoras uma vez disse para seus discípulos:

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” 

Saber o quanto você gasta de TEMPO e ENERGIA e o quanto cada um vale (principalmente em termos monetários) são os pilares fundamentais da equação para o preço final da tatuagem que estamos montando.

Estando estabelecidos esses pilares fundamentais, podemos passar para a próxima parte desse guia.

Principais fatores a se considerar: As variáveis da nossa equação

Para facilitar as coisas, vamos discutir cada tópico da forma como ele afeta separadamente o valor final de um trabalho.

  • Arte Original
  • Detalhamento
  • Colorida ou Apenas Sombreada
  • Local da tatuagem
  • Tamanho
  • Por sessão ou preço fechado
  • Comparação com Concorrência
  • Seu nível de habilidade
  • Oferta e demanda
  • Valor Subjetivo
  • [BÔNUS #1] Restrições Orçamentárias
  • [BÔNUS #2] Amigos e família
  • [BÔNUS #3] Conclusão + Calculadora de Orçamentos TDS

Arte Original ou “de Internet”

Resultado de imagem para neo trad drawing

No processo de atendimento, existem duas maneiras possíveis para chegar em uma arte-final.

Na primeira possibilidade o cliente chega até você com uma referência de alguma tatuagem ou desenho pronto, geralmente obtido no Google ou Pinterest.

Na outra alternativa, ele vem apenas com a ideia para que você desenvolva uma arte original.

Em ambos os casos, mesmo quando se tem uma referência bem definida, o ideal é que seja feita uma arte totalmente original e exclusiva, adequada para a pele de cada cliente.

Nesse caso, você precisará dispor de tempo e energia para realizar a arte, o que significa que o custo final será maior.

Crie o hábito de contabilizar as horas gastas no desenvolvimento de suas artes finais para tatuagem. Isso é fundamental para definir seu processo de precificação.

Detalhamento

Resultado de imagem para geometric mandala tattoo

Entre uma pequena tatuagem de infinito no pulso e um fechamento de braço em estilo oriental, existe uma grande diferença de detalhamento.

Consequentemente, a diferença de tempo e energia dedicados a cada caso será considerável e deve ser um fator importante para o orçamento final.

No primeiro caso, uma montagem de bancada simples, mais alguns poucos traços já são o suficiente para realizar um trabalho. No segundo serão necessárias muitas sessões, muitas montagens de bancada, muitos traços, muita pintura. Ou seja, o valor deve acompanhar a tendência e ser muito maior.

Tatuagens menores e mais simples tendem a custar menos do que tatuagens maiores e mais complexas.

É importante que você tenha noção do que é um trabalho simples ou complexo para você e a quantidade tempo e energia gastas em cada categoria.

Colorida ou Apenas sombreada

Imagem relacionada

Tatuagens coloridas tendem a ter mais vida, se destacam mais na pele e, na minha humilde opinião, são muito mais divertidas de fazer.

Com mais cores, mais horas e materiais serão necessários para realizar esse trabalho e isso precisa ser precificado.

Você gasta mais tinta e mais tempo trocando entre uma cor e outra, além de ser necessário uma aplicação mais demorada para um trabalho de qualidade.

Na tatuagem sombreada, normalmente você consegue realizar uma quantidade maior de trabalho em menor tempo, afinal, além da troca de cores ser reduzida, a área de preenchimento sólido também costuma ser menor.

Ou seja, quanto mais colorida, mais sessões, e maior tende a ser o preço final.

Local da tatuagem

Resultado de imagem para partes do corpo tatuadas

Para falar de locais para tatuagem, precisamos primeiro falar sobre telas.

O corpo humano é composto de diversas telas: Antebraço, antebraço externo, peito, costas, pé, costela, coxa externa, coxa interna, etc.

Cada tela do corpo tem suas particularidades. Para cada uma será necessária uma quantidade diferente de energia e tempo para ser tatuada.

Tatuar um antebraço, onde a pele é firme e de fácil pigmentação, é muito diferente de tatuar uma costela, onde a pele tende a ser muito mole e difícil de pigmentar, levando mais tempo para finalizar um trabalho.

A mesma arte na parte lateral externa da canela e no pescoço deverão ter orçamentos bastante diferentes. Eu chego a cobrar até 3x mais por um trabalho na costela, devido a dificuldade envolvida no processo.

Pescoço, barriga e costela são lugares mais sensíveis e difíceis de tatuar, por isso o ideal é que seja cobrado um valor maior nessas áreas.

Antebraço e lateral externa da canela são locais mais simples e pigmentam sem muito esforço. Dessa forma, podem receber valores mais modestos para orçamento.

Tamanho

Imagem relacionada

Qual o tamanho ideal para uma tatuagem?

Isso é definido no momento em que a arte está sendo decidida. Uma arte que ocupe uma pequena parte da tela precisará de menos tempo e energia para ser tatuada.

Uma pequena borboleta nas costas e um fechamento completo de costas são trabalhos completamente diferentes (porém na mesma tela).

Eu, pessoalmente, costumo fazer trabalhos maiores, que ocupam 100% de cada tela, mas se suas tatuagens ocupam pouco espaço de cada tela, isso deve ser levado em consideração no orçamento final.

Você deve considerar também, o porte do cliente. o Braço de um cliente de 1,60m de altura e 65Kg é muito diferente do braço de um cliente de 1,90 que pesa 120Kg. Preveja isso quando der o preço da sua tatuagem!

Por Sessão x Preço Fechado

Resultado de imagem para calendario

Depois de ter definido a arte, se é colorido ou sombreado, decidido local e tamanho, podemos ter mais clareza sobre esse ponto do orçamento.

Esclarecendo os tópicos anteriores, você terá uma ideia muito mais clara do quanto de trabalho e energia a tatuagem em questão precisará para ser feita.

Primeiramente defina uma quantidade de tempo e valor para uma sessão, pode ser por exemplo, R$300 para 3 horas de trabalho.

Analise o trabalho e tente tatuá-lo na sua mente. Divida em etapas e mentalize cada uma delas. Quanto tempo vai levar para traçar? Para sombrear? Para colorir? Quanta energia vai gastar? É uma arte complexa? É uma tela difícil?

Tente encaixar esse trabalho em sessões, mesmo que seja feito de uma vez só, assim você consegue ter muito mais clareza de valores.

Eu divido meus trabalhos em sessões de aproximadamente 3 horas, geralmente uma inicial para traço (que varia de valor conforme complexidade do trabalho) e sessões subsequentes de sombra e cor.

Depois de ter esses valores bem claros, consigo dar um valor fechado pelo trabalho. Feito isso, dou a opção de fechar com o cliente um valor total pré-definido ou então fazer por sessões.

Neste momento, a melhor dica que posso te dar, é cronometrar todos os trabalhos que fizer e ir acertando aos poucos o valor da sua sessão.

  • É importante que haja uma cláusula de alteração na arte. Se o cliente pedir algo a mais o orçamento deverá mudar junto com a energia e tempo extra gastos.
  • Muitos clientes acabam se utilizando desse “jeitinho brasileiro” para conseguir trabalhos maiores por um preço menor. Esteja preparado para lidar com isso!

Comparação com concorrência

Imagem relacionada

Agora você deve estar se perguntando: “Ok, mas como vou definir o valor da minha sessão? Ainda não faço ideia de quanto custa uma tatuagem”.

É muito simples. O melhor jeito de dar preço em algum produto ou serviço é comparando com o preço de outros produtos ou serviços semelhantes.

O valor médio de sessão pode variar muito de cidade para cidade, de tatuador para tatuador, porém o melhor jeito de descobrir o seu é pedindo orçamentos em outros estúdios.

Mande um e-mail, ligue, visite pessoalmente, saiba o quanto os estúdios ao seu redor estão cobrando. Se possível tatue com algum deles, além de saber melhor o preço, a chance é que você terá um workshop particular de técnicas de tatuar. Isso te dará uma base muito boa sobre quanto cobrar.

Alguns tatuadores são mais abertos a perguntas do que outros. Chegue sempre com humildade e respeito. De qualquer maneira, o não você já tem.

Se você conseguir gerar tanto valor quanto algum deles, a chance é que irá poder cobrar um valor semelhante. (Falaremos mais sobre isso adiante)

Lembre-se sempre de relacionar com trabalhos parecidos com o seu. Comparar um trabalho feito em realismo colorido com um diamante comercial vai te dar um parâmetro distorcido sobre valores.

Seu nível de habilidade

Resultado de imagem para magikarp vs mewtwo

Não importa quanto habilidoso você seja, a verdadeira experiência se adquire com tempo de trabalho. A cada tatuagem feita algo novo é aprendido, algum erro é corrigido e dessa forma se melhora a qualidade do trabalho cada vez mais.

Alguns demoram mais para subir de nível e chegar em degraus mais altos, outros conseguem aprender com mais rapidez, além de agregar conhecimentos anteriores.

Conheço muitos tatuadores com pouquíssimo tempo de profissão que já fazem trabalhos incríveis, e nada deixam a dever para os mais experientes.

Também conheço muitos tatuadores experiente que… bom, têm muito a aprender com quem está chegando agora.

De qualquer forma, a sua habilidade em finalizar um projeto e fazer uma tatuagem incrível conta muito para o orçamento final.

A tatuagem é como uma roupa que ficará vestida para sempre, e quando maior a sua capacidade de realizar um trabalho incrível na pele, maior será a valorização do seu trabalho.

A melhor forma de garantir essa valorização é estar em constante evolução. Nunca parar de estudar, progredir cada vez mais em todos os quesitos necessários para ser um tatuador de sucesso. Atendimento, desenho, aplicação e pós-venda são fatores cruciais para uma boa precificação do seu trabalho.

Oferta x Demanda

Imagem relacionada

Esse é provavelmente o tópico mais importante deste artigo, então preste atenção!

Tudo o que foi dito acima são variáveis que contam muito no preço da tatuagem, porém o que realmente vai definir o quanto seu trabalho vai custar se resume em duas palavras OFERTA e DEMANDA, leis fundamentais de economia.

OFERTA é o quanto de algo está disponível para consumo. DEMANDA é o quanto as pessoas querem consumir esse algo.

Se esse algo não é infinito, então a correlação entre OFERTA e DEMANDA gera ESCASSEZ.

O seu tempo e energia são bens escassos, afinal por mais que você tenha energia e administre bem seu tempo, será impossível você atender a uma demanda infinita.

É aí que está o pulo do gato, como você é escasso, quanto mais as pessoas quiserem o seu serviço, mais ele terá valor.

Se a sua agenda estiver bastante cheia, ou seja, sua demanda estiver muito alta para sua oferta, você tem a possibilidade de aumentar seu preço para equilibrar essa equação.

O quanto cheia sua agenda precisa estar para isso acontecer, só você pode dizer.

Tenho amigos que recebem muitos pedidos de orçamento, jogam o preço no alto e tatuam apenas uma vez por mês. Também conheço pessoas que jogam o preço no chão e fazem até 4 ou 5 tatuagens por dia. Quem decide o quanto você quer trabalhar e ajustar a sua regra de oferta e demanda é você mesmo.

O contrário também é válido, caso sua demanda esteja baixa, você pode diminuir o preço para que a demanda aumente junto com o aumento de oferta.

Além disso tudo, existe um fator chave junto com a lei de oferta e demanda para que você entenda porque existem tatuagens de R$50,00 e tatuagens de R$50.000,00.

Valor Subjetivo

Resultado de imagem para olhando a vitrine

Existe uma cultura no Brasil de que o preço de alguma coisa deve ser composto da soma dos insumos utilizados e horas trabalhadas mais uma margem de lucro.

No resumo isso é embasado pela teoria do valor-trabalho, formulada por Adam Smith no século 18. Porém ela não funciona para a maioria dos produtos e serviços de hoje em dia, muito menos para tatuagem.

A teoria econômica que melhor explica os preços de tatuagens e outros artigos de luxo, é a teoria de valor subjetivo, consolidada por Carl Menger, economista de escola Austríaca.

Nessa teoria se explica que o preço de um produto ou serviço depende unicamente do quanto alguém atribui valor e está disposto a pagar por ele. O chamado VALOR PERCEBIDO.

No caso da tatuagem, quanto mais valor percebido você causa, maior o valor que as pessoas estarão dispostas a pagar pelo seu trabalho.

Uma série de fatores como: o ambiente do estúdio, decoração, localização, reputação do tatuador, atendimento diferenciado e até a música do ambiente podem influenciar um cliente e deixa-lo mais disposto a abrir mais a carteira para ter uma experiência diferenciada.

Se o tatuador cobra R$50 e o cliente ainda acha caro, é porque o valor percebido foi muito baixo. Se o tatuador cobra R$10.000 e o cliente não achou caro, é porque o valor percebido foi alto. Matemática simples.

O valor de uma tatuagem é muito menos do que eu gostaria que fosse e um pouco mais do que o cliente está disposto a pagar.” Alexandre Dallier

Resumindo, quanto melhor for a experiência num panorama geral, mas as pessoas estarão dispostas a pagar pelo seu trabalho.

Ainda existe muito mais a se abordar nesse tópico, e se você tiver interesse em saber mais, comente abaixo para que possamos ter um indicador de que esse assunto é interessante para você.

[BÔNUS #1] Restrições orçamentárias: O seu cliente possui condições?

Resultado de imagem para rei do camarote

Sempre haverá pessoas que querem uma tatuagem, mas não estão afim pagar o preço por elas.

Nesses casos, eles podem até tentar te ludibriar ou insistir em perguntar o que podem conseguir com um preço menor.

Eu pessoalmente recomendo que você não faça trabalhos que não estejam de acordo com os seus padrões, afinal na grande maioria dos casos o problema não é de dinheiro, e sim de prioridades.

A pessoa chora preço contigo mas paga caro em bebidas na balada para ostentar nas redes sociais. Pechincha preço mínimo mas acabou de trocar de carro. Diz que seu preço está caro mas todo mês está de tênis novo.

Mesmo clientes com origem mais humilde, quando querem realmente fazer o trabalho, juntam dinheiro durante meses para conseguir remunerar o que o tatuador pede.

No geral, cabe a você decidir se está aberto à negociação, mas saiba que quanto mais você fizer isso, mais difícil será solicitar com sucesso o preço que você merece.

Lembre-se, tatuagem é um artigo de luxo. Ninguém irá morrer por deixar de fazer uma.

[BÔNUS #2] Amigos e família: Cuidado para não se aproveitarem e você!

Resultado de imagem para popular party guy

Este é um campo difícil de navegar porque pode afetar seus relacionamentos pessoais.

É verdade que amigos costumam pedir desconto, porém amigos de verdade pedem para pagar seu preço cheio e pagam cada centavo com um sorriso no rosto.

O discernimento para distinguir quem é de verdade e quem não é algo impossível de ser ensinado. Assertividade é uma habilidade que eu só aprendi depois de apanhar muito da vida.

Cabe a você decidir se quer fazer e como fazê-lo. Quando você está começando, pode ser uma boa maneira de desenvolver suas habilidades, mas certifique-se de que essas pessoas mais próximas não estejam apenas se aproveitando do seu trabalho.

[BÔNUS #3] Calculadora de Orçamentos TDS

Resultado de imagem para calculator design

Lembra que dissemos que existe uma ferramente incrível para fazer seus orçamentos?
Ela está aqui.

O melhor que você pode fazer por si mesmo é cobrar um preço compatível em suas tatuagens para que você tenha sempre um crescimento constante e consistente.

Não tenha medo de cobrar o que acha justo, principalmente se você for novo no ramo. Se você pode fazer um bom trabalho, então seus clientes devem estar dispostos a pagar por isso.

Evite fazer trabalhos de graça. Fazer uma tatuagem de qualidade requer tempo e esforço da sua parte, então você precisa ser bem remunerado por isso.

Precificar uma tatuagem não é uma tarefa simples e pode levar muitos anos para aprimorar a técnica.

Poderia ser um problema ocasional, mas a realidade é que dar o preço errado para uma tatuagem acontece com a maioria dos tatuadores, inclusive os mais experientes, mas quando percebemos já é tarde para mudarmos nosso preço.

Para te ajudar nessa tarefa desenvolvemos uma ferramenta online que fará seus orçamentos por você. Basta algumas configurações iniciais e você nunca mais terá problemas para dar preço nos seus trabalhos.

O funcionamento dela é muito simples. Você define as configurações da tatuagem a ser feita e ela gera o valor automaticamente. É só ler ou copiar e mandar pelo whatsapp para seu cliente. (Ela funciona perfeitamente bem em celulares)

Deixe que a nossa ferramenta trabalhe por você.

Uma das maiores vantagens da Calculadora TDS é que ao saber do seu preço como artista, você simplesmente perde qualquer medo de precificar seu trabalho como realmente vale.

Outra vantagem, ainda não sei por quanto tempo, mas hoje ela é TOTALMENTE GRATUITA. Isso mesmo, você não irá pagar um centavo que seja pelo direito de utilizá-la.

Segundo estudos, nosso cérebro tende a respeitar mais preços só pelo fato de estarem escritos ao invés de apenas falados.

Essa é sem dúvida outra vantagem que você terá: seus clientes pedirão menos descontos e respeitarão mais seus preços. Inclusive, você pode fazer o cálculo na frente do cliente que ele dificilmente reclamará.

cta-calculadora

Diga adeus aos problemas com preços de tatuagem!

[LISTA VIP] Gostaria de ficar sabendo com prioridade sobre Treinamentos e Workshops do Projeto Tatuador de Sucesso?

Se você, como todo tatuador de sucesso, deseja aprimorar constantemente suas habilidades, coloque seu nome e email abaixo para ficar sabendo sobre novos Treinamentos e Workshops>