Como Conhecer TATUADORES EXPERIENTES Mesmo Que Você Ainda Seja Iniciante

Nesse artigo você vai descobrir como conseguir muitos anos de experiência em tatuagem com 4 simples sacadas e sem precisar pagar uma fortuna por isso.

Continue lendo para descobrir como!

Você já ouviu que tinha muito talento para desenhar e que deveria se tornar um tatuador?

Se você chegou até esse artigo, então pode ser que você também tenha descoberto na tatuagem um caminho onde poderia se dar muito bem na vida: Trabalhar para si próprio, fazendo o que gosta, e sem ter que dar satisfação para patrões que não estão nem aí pra você.

Esse é um sonho que você COM CERTEZA merece ter realizado!

Depois de uma breve pesquisa você compra seu primeiro kit e começa a treinar em peles artificiais, divulga nas redes sociais que começou a tatuar e até arruma suas primeiras cobaias!

Porém, os dias passam e você começa a perceber que ser um tatuador não é aquele mar de rosas que você pensava…

Os problemas começam a acontecer… a máquina não funciona como deveria, o seu traço não sai como você desejava, os trabalhos ficam com um aspecto estranho…

Você quase não consegue mais clientes para tatuar e quando os consegue, é quase impossível aprovar uma arte. Mesmo após inúmeras sugestões ainda não ficam satisfeitos.

Isso quando não estão irredutíveis em fazer aquele comercial clichê que não vai acrescentar em absolutamente NADA no seu portfolio, (nem ao bolso) e que com certeza vai virar uma cobertura algum dia.

É aí que você começar a pensar se deve desistir e procurar um emprego comum novamente.

E derrotado se lamenta… “Será que eu não tenho jeito pra coisa?”

CALMA, Não se desespere! Pois ABSOLUTAMENTE QUALQUER PESSOA pode aprender a ser um excelente tatuador. Não existe mágica, é uma questão de instrução correta e prática diária.

Então eu vou te falar EXATAMENTE a natureza do seu problema: Esses problemas acontecem justamente porque você não tem um MENTOR.

Nesse momento, depois de já ter passado por algumas frustrações, passando sufoco e aprendendo por tentativa e erro, você já deve percebido que precisa de ajuda.

Você precisa conhecer alguém mais experiente que possa te ensinar alguma coisa que você não está conseguindo descobrir sozinho.

A bola de neve do desânimo começa a ficar maior quando você vê que nesse ramo uma boa parte dos profissionais não gostam muito de compartilhar informações.

Você talvez já tenha até tentado contato com algum tatuador na sua região, mas a chance é que não tenha sido muito bem recebido.

Pegou o bonde andando e já quer sentar na janelinha? – Ditado Popular

Antes de mais nada, é compreensível que esses profissionais não queiram compartilhar informações e experiência. Afinal, a tatuagem é uma ciência nada fácil de aprender.

É uma arte que vem sendo aprimorada a milhares de anos, e assim como você, esses profissionais tiveram que suar muito para conseguir chegar aonde estão, então não espere que esses caras tenham muita boa-vontade para ensinar algo pra quem está chegando agora.

Então não fique chateado ou leve pro lado pessoal: a culpa não é sua!

A maioria dos tatuadores mais experientes tiveram que aprender o que sabem na base de muito sacrifício pessoal, então é muito natural que seja difícil você encontrar alguém para te ajudar.

Ainda assim, eu te garanto que existem maneiras QUASE QUE GARANTIDAS, porém, pouco divulgadas, de como conseguir contato com tatuadores experientes que passem informação pra você.

A grande importância de ter um mentor

Quando se tem um mentor para orientar, você abrevia um percurso imenso e doloroso de tentativa e erro. Ele vai te apontar onde você está errando e acertando, assim você pode corrigir seus erros e investir mais no que está dando certo.

Isso não seria extremamente valioso? Afinal, dessa forma você passaria a melhorar seus serviços muito mais rápido e, consequentemente, gerar mais valor, ter mais clientes e ser melhor remunerado por isso.

Na tatuagem isso é ainda mais importante, pois para cada trabalho bom que você faz, algumas poucas pessoas pode vir indicadas por essa que fez. Mas se você faz uma tatuagem ruim, você se queima com TODO o circulo de relacionamentos dessa pessoa. Assim, diminuindo muito a sua possibilidade de conseguir novos clientes.

Mas afinal, como conseguir alguém para me ajudar???

Se você chegou até aqui é porque provavelmente ainda não conseguiu essa ajuda e está tendo dificuldades com o dia a dia do tatuador, como por exemplo: atendimento e relacionamento com seus clientes, quanto exatamente cobrar pelo seu trabalho ou até mesmo como melhorar sua aplicação.

É realmente muito difícil encontrar mentores que estejam dispostos a te ajudar, mas continue lendo que você terá a chance de aprender como conseguir seus próprios “mentores” e incríveis fontes de informações valiosas e nunca mais precisar passar perrengue com problemas de simples solução no dia-a-dia.

Mentores… Afinal, como encontrar o seu?

Agora vou te mostrar 4 maneiras de você encontrar um tatuador experiente que te ajude a solucionar problemas no seu dia-a-dia.

1 –  Direct nas Mídias do Artista (principalmente no Instagram):

A internet é um meio de comunicação fantástico, pois coloca pessoas fisicamente distantes a apenas um clique de você. Isso te possibilita ter contato direto com pessoas que de outra forma não seria possível.

Hoje, você nem sequer precisa ir ao estúdio do artista caso precise de informações. Basta saber qual seu Instagram (A rede social com mais tatuadores presentes) e a pergunta que gostaria de fazer.

A técnica é muito simples: Siga alguns bons tatuadores no Instagram, curta suas publicações e comente em algumas delas. Isso acaba ajudando a impulsionar o perfil deles, pois o Instagram entende que fotos com comentários são mais relevantes e tende a divulga-las mais na timeline das pessoas. Dessa forma você ativa automaticamente o gatilho mental da reciprocidade, tornando a chance de ser retribuído muito maior.

Após isso, responda algum Stories com uma pergunta relativa ao trabalho postado ou mande uma direct message com uma pergunta. Assim que ele responder, desenvolva o assunto.

Você também pode mandar uma mensagem diretamente.

É claro que não serão 100% dos artistas que irão te responder, mas se pelo menos 1 te responder você já está no lucro, afinal você acabou de conseguir uma informação de um tatuador experiente sem gastar nada com isso.

O importante é não parecer forçado e sempre manter a integridade, humildade e respeito! Afinal, do outro lado também tem um ser humano, que vai sacar rapidinho se você só estiver sendo interesseiro.

2 – Worskshops: as minas de ouro dos iniciantes

Foto de um workshop de Old School que tive o privilégio de ministrar para o Clube dos Tatuadores

Um worskhop é geralmente um evento fechado onde algum tatuador com experiência em um determinado estilo realiza um trabalho e explica para um grupo de pessoas o passo a passo de como ele faz.

Como workshops são especificamente focados no ensino, você geralmente vai precisar investir algum dinheiro para participar.

Uma dica: hoje em dia, muitos tatuadores fazem Workshops beneficentes para fins de caridade, cuja entrada costuma ser uma quantidade de alimento, peça de roupa ou brinquedo para doação. Fique sempre atento nos grupos do Facebook e eventuais grupos de whatsapp que você participe, pois frequentemente aparecem convites e divulgações para esses eventos.

Se você mora em uma cidade mais afastada dos centros, provavelmente vai precisar procurar e se esforçar um pouco mais para encontrar, mas se você tiver condições de participar de um workshop com um tatuador experiente, principalmente se for em um estilo que você almeje se especializar, vale muito a pena investir nisso!

[LISTA VIP] Gostaria de ficar sabendo com prioridade sobre Treinamentos e Workshops do Projeto Tatuador de Sucesso?

Se você, como todo tatuador de sucesso, deseja aprimorar constantemente suas habilidades, coloque seu nome e email abaixo para ficar sabendo sobre novos Treinamentos e Workshops>

3 – Participar de Convenções de Tatuadores:

Primeira TattooWeek que participei 🙂

Talvez você não saiba, mas uma convenção é um evento onde inúmeros profissionais da tattoo se reúnem para trocar experiências e competir por prêmios em diversas categorias.

A maioria dos estandes são abertos e você terá a chance de observar os trabalhos de grandes profissionais sendo realizados, podendo até tirar algumas dúvidas.

Geralmente, essas convenções duram de dois a três dias e se for possível para você participar dos três dias, isso será ótimo para você!

A dica é sempre se aproximar com o máximo de educação e respeito. Sempre pergunte antes se você pode observar o trabalho, e se ele se importaria em tirar uma eventual dúvida sua.

A grande vantagem nisso é é que você consegue acompanhar de perto trabalhos de alto nível de grandes artistas e entender como é o processo para obter os mesmos resultados.

Hoje em dia, a  maioria das cidades possuem suas próprias convenções. Caso a sua cidade não seja uma delas, é provável que numa cidade próxima da sua haverá.

4 – Youtube e Blogs de conteúdo

Hoje em dia existem diversos canais de informação disponíveis de forma totalmente gratuita na internet.

Seja por retorno em marketing ou apenas por satisfação espiritual, muitos tatuadores experientes passam dicas e toques valiosíssimos pra quem ainda está começando e até pra quem já tem alguma experiência.

Nesses canais, é como se você conhecesse de perto o profissional, pois sempre há um espaço para perguntas e comentários, e se a sua dúvida for comum entre os assinantes, há uma grande chance do tatuador disponibilizar um novo conteúdo respondendo aquela dúvida.

O único problema dessa técnica é que você pode precisar garimpar um pouco por informação realmente de qualidade, já que o excesso de informação pode causar muito ruído.

Então, sempre leia os comentários, interaja e escute/leia com senso crítico!

Vou deixar uma lista dos meus preferidos pra você aqui:

Espero que você tenha gostado dessa dicas e consiga aproveita-las ao máximo!

Com esse conteúdo você vai ter muito mais chances de conhecer tatuadores experientes e aprender cada vez mais sobre o mundo da tatuagem.

Se você tiver mais alguma dúvida sobre o assunto ou quiser sugerir um tema para o próximo conteúdo, deixe uma mensagem no campo de comentários abaixo!

[LISTA VIP] Gostaria de ficar sabendo com prioridade sobre Treinamentos e Workshops do Projeto Tatuador de Sucesso?

Se você, como todo tatuador de sucesso, deseja aprimorar constantemente suas habilidades, coloque seu nome e email abaixo para ficar sabendo sobre novos Treinamentos e Workshops>